Falando de coisas antigas e/ou diferentes – VIDEO GIRL AI

Imagem

 

 

“Obrigada por escolher o meu video, Meu nome é Ai Amano e tenho 16 anos”
“E você como se chama?”
“Por que você está tão triste?”
“Entendo… seu amor não é correspondido..”
Com esse dialogo começa o anime Video Girl Ai, baseado no mangá de Masaku Katsura publicado entre 1989 e 1993.
Os OVAS (não houve anime seriado)lançados encerraram antes da finalização do mangá (analisaremos o mangá em outro momento). Muito se fala sobre o purismo do conteúdo do mangá em relação ao que é colocado nos animes, bem… isso é outro papo também. Hoje iremos falar sobre o que VGA (Video Girl Ai) apresenta.
A história é sobre um protagonista – Youta Moteuchi que não tem sorte no amor (novidade), e que por um milagre do destino (novidade) obtém um auxílio para o amor não correspondido. Falar sobre a história é algo que ao meu ver corta o barato de toda a parada. Então podemos ir falando que esse anime possui algumas referências até hoje utilizadas em eroges, como a abertura onde o personagem alvo se apresenta, o interessante é que isso é de bem antes de games modernos e avançados de sei la quantos bits que tem uma possibilidade maior de jogabilidade e tals. Algumas coisas no formato que achei muito bom é que os episódio duram em torno de 22 minutos, com extras muito interessantes e que acho que deveria ter sido mantido o ofrmato, como um em que o autor da uma pequena entrevista, ou uma das cantoras da trilha sonora também se apresenta. Como história a coisa toda é agradável, não chega a causar suores nos olhos, mas não chega a ser insosso. Não há perdasexcessivas, mas algumas perguntas ficam no ar. Talvez o mangá tenha respostas, mas é interessante notar que o formato utilizado é comum aos de hoje em dia, sendo que são poucos os atuais que tenham uma qualidade boa como VGA.
Os japoneses são famosos por melhorarem aquilo que outro faz, porque podemos notar indiretamente a inspiração do filme Mulher nota 1000 (em inglês Weird Cience de 1985), quando uma mulher sai da tela. Mas podemos notar claramente que isso foi mera referência.
Enfim, é um anime que vale a pena assitir pela quantidade de influências que se apresentam. Não apresento como influência original, mas que muita coisa sairam dali… sairam.

Deixe um comentário